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Validar uma ideia = converse, entenda, aprenda

Atendemos muitos empreendedores que em determinado momento ficam paralisados quando se deparam com a etapa da validação da ideia no mercado.


Relembrando o Customer Development de Steve Blank, a diferença entre os que têm seu negócio emplacado e os que falham é por: não terem ido à rua e ouvido o potencial consumidor do produto ou serviço, por não ter exercitado o desapego, pela vaidade de trabalhar em um conceito idealizado mas não testado.


Com isso, se pudéssemos compartilhar uma dica de ouro é: assim que tiver a ideia em mãos e ter delineado o perfil do potencial consumidor, acione sua rede de contatos.


Avalie criteriosamente quem pode se incluir nesse perfil inicial. Bata um papo informal com amigos e conhecidos e solicite indicações de pessoas de suas redes de relacionamento.


Uma vez que tenha esse nome em mãos, faça a abordagem. Seja simples, conciso e principal: evite com que o tom saia como um agendamento de visita comercial. O foco agora é compreender o cotidiano do potencial cliente, compreender se sua ideia é realmente a solução de um problema real no dia-a-dia dele.


Defina perguntas com o objetivo claro de extrair as informações das quais precisa sobre: a forma como ele trabalha, desafios enfrentados, se já consome alguma ferramenta de mercado, como ele se sente a cerca do problema que você identificou e principalmente, se a sua ideia de como trazer ganhos e benefícios com a sua hipótese se confirmam.


Simulação de validação

Ensaie em casa, observe quanto tempo sua lista de perguntas pode levar para ser feita e respondida (afinal é um primeiro encontro em que a outra pessoa é quem falará mais), tenha cuidado para não ser um questionário muito extenso, fique relaxado e confiante.


E o principal: seja humilde, se coloque na posição de aprendiz.


Teste formatos: algumas pessoas preferem interagir por e-mail, outras por encontros virtuais e há aquelas que não resistem a um bom papo bebericando um bom cafezinho.


Assim como a ideia, a abordagem também precisa ser testada.

Aqui na Empreender Ágil, adoramos conhecer novas pessoas, aprender mais sobre diversos cotidianos e estabelecer novos laços.


Compartilhe conosco a forma que mais se adequou ao seu processo de descoberta como empreendedor digital!

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