• Marketing de Produtos

Heads-up messaging: você está usando isso certo?

Você provavelmente já deve ter se deparado com um alerta, uma notificação em produto.


Pode ser aplicado em diversos locais com diferentes formatos como por exemplo: um ícone do app, como uma mensagem comunicando um lembrete ou té mesmo informações que podem requerer uma ação do usuário.


As notificações vem sendo cada vez mais usadas dentro dos produtos mas a pergunta é: está sendo utilizada da maneira correta? Ou está sendo mais uma forma de “cansar” e aborrecer os usuários?


Fonte da imagem: developer.android.com


Sabemos que um dos grandes temas de atuação do marketing de produtos é a mensagem a ser compartilhada para impulsionar os usuários a desfrutarem de todo o potencial do produto e, as evoluções de abordagem parecem ser mais um canal desesperado e bruto de tentar impactar o usuário e com isso, pode acabar afastando de mensagens e conteúdos do interesse dele. Ou seja, um efeito totalmente contrário ao planejado.


Por isso, é muito importante incluir junto à etapa de validação, a pergunta sobre como o usuário deseja ser impactado sobre conteúdos, notificações e dicas do produto.


Entender esse comportamento, a frequência e os temas os quais ele deseja ser envolvido e abordado, faz total diferença em sua experiência e ajuda a não banalizar os canais de comunicação dentro do produto.


E em temas que não forem primeira prioridade de informação do ponto de vista do usuário, outros formatos como: FAQ, Suporte, Manuais, Tutoriais, Eventos e por aí vai, podem ser melhor ajustados e utilizados para garantir que ele receba ou tenha à disposição os conteúdos de menor interesse.


O que não dá é passar a responsabilidade para o usuário ao: interromper o fluxo da jornada dele, lotar sua caixa de e-mails, impactá-lo com diversas notificações pois etapas anteriores de usabilidade, requisitos e funcionalidades não foram aferidos e ajustados antes de se botar o produto no mercado.


Agora me diz aí: você tem usado isso certo?

©2019 by Marketing de Produtos