• Marketing de Produtos

Como escolher um pediatra e ter um serviço de sucesso: o que têm em comum?

O “produto” da pediatra do Lucas é o atendimento médico dela. É algo que olhando da perspectiva ampliada é uma commodity, pois todo médico que passou por uma formação como a dela, está apto a exercer o atendimento., em um propósito, na intenção genuína de ser a solução para alguém. E eu acredito que quando o dinheiro é a principal métrica balizadora de uma empresa, muito mais dinheiro se perde/gasta para fazer com que ele pareça autêntico.


O motivo do meu registro é que quando somos continuamente impactados com um relacionamento baseado no propósito, humano, verdadeiramente preocupado em ser o que o outro procura no seu produto ou serviço, a fidelidade, a autenticidade e o boca a boca, são um colateral natural.


Que fique registrado que: eu não tenho nenhum vínculo familiar, relacionamento pessoal prévio, amigos em comum, nada que pudesse ter me ligado à profissional que mencionarei a seguir.


Voltemos ao segundo semestre de 2015.


Meu filho com então 3 anos, já havia tido cinco otites em menos de 5 meses. Já havíamos levado ele à inúmeros pediatras. Passamos pelo atendimento emergencial muitas vezes mais do que imaginei que uma criança pequena suportaria.


A vida dele era quase uma prisão domiciliar por ficar tão doente e o lugar que ele mais frequentava depois do hospital provavelmente eram as farmácias, que íamos após as consultas para comprar o “remédio milagroso da vez”.


Em outras vezes, a vida dele se resumia ao cenário vago e irritante de: deve ser uma virose.


Olha, digo à você que ver um filho doente é tão difícil e arrasador. Agora não contar com um profissional que queira ampará-lo, que trata o paciente como apenas mais um, que por vezes nem parece gostar da profissão em que atua, é frustrante.


Não vou comentar sobre cada (não) profissional que (des)atendeu o Lucas, meu filho. Quero muito usar esse momento para celebrar quem se destaca. Se alguém quiser saber em particular sobre os outros profissionais que eu acredito que podem evoluir como pessoas e especialistas, é só me mandar uma mensagem.


E então, em uma nova parada no pronto-socorro, resolvi arriscar com a plantonista se ela tinha alguma Pediatra para indicar. A primeira surpresa foi quando ela falou que já tinha atendido meu filho no PS havia pouco tempo.


A segunda notícia era que ela tinha alguém bacana para indicar.


Nem preciso comentar que no dia seguinte liguei para o telefone e agendei uma consulta.


E então, tudo mudou.


A começar pelo espaço: todo planejado para receber bebês, crianças e suas famílias. Uma atendente simpática e, muito prestativa.


A porta do consultório abre e me sinto eufórica e com medo. Já não tinha mais energia para pediatras, estava frustrada pela sensação de impotência e, muito arrasada do Lucas não conseguir ficar um tempo sem adoecer, ganhar peso, crescer,etc.


Volta para a porta.


Simpática desde o momento zero, já logo foi brincando com meu filho, me cumprimentou e disse que queria saber tudo sobre o Lucas. Queria saber tudo sem pressa. E que cada detalhe era muito importante.


Ser ouvida. Sentir que seu filho é importante para alguém que o havia visto pela primeira vez há dois minutos atrás.


Falamos desde como foi a gestação, o parto, doenças que teve, rotina, alimentação, as otites,etc. Ela examinou ele, fez toda a parte de puericultura.


Montou um plano de tratamento e observação, pesquisou uma médica otorrinolaringologista para que eu levasse o Lucas, e atuou em conjunto com ela para série de adaptações na rotina.


Além disso, cuidou da imunidade dele. <3


Rapidamente, o Lucas passou a ficar bem por mais tempo. Ganhou peso, cresceu. Brincava, conseguia ir à escolinha, estava mais feliz.


E sobre as otites, além do tratamento ter sido um sucesso, eliminou a necessidade de uma cirurgia que outro médico disse que era “a única opção dele”. 🤦🏻‍♀️


Desde semana passada meu filho está com uma dor abdominal muito intensa na região central. Ele passou no pronto-socorro no sábado pois havia suspeita de apendicite.

Ao comentar com ela na segunda que ele não havia melhorado, que estava se contorcendo de dor, vomitando e com o intestino muito solto, ela o atendeu no mesmo dia.


Acompanhou super de perto, enviou para a minha casa (para que eu pudesse continuar cuidado do Lucas) mais exames, mandou mensagens preocupada querendo saber da evolução dele e muito mais.


Quando a verdade, o propósito e realmente amar o que se faz não somente faz a diferença mas transforma vidas!


E é sempre isso que eu observo ao longo de todas as vezes que interagimos em todo esse tempo nas situações que o Lucas ficou doente (que diminuiu bastante do que era): é que a Drª Patricia é assim. Ela ama o que faz, é super humana, é preocupada, carinhosa e comprometida com os seus pacientes.


O Lucas tem amigos da escola antiga e da escola atual que passam com ela e, todas as mães relatam essa preocupação e carinho verdadeiro por parte dela.


Só para ilustrar o grau de diferenciação dela: meu marido sempre viagem para a Bélgica a trabalho. E uma das vezes, ele ficou quase um mês fora e o Lucas sentiu muito a ausência dele, ficou com vômito, diarreia e eu estava sozinha com ele.


Mandei uma mensagem para ela contando do quadro do Lucas e ela falou que poderia ir em casa dar uma olhada nele. Gente, quem nos dias de hoje pode contar com um profissional qualificado, preocupado e verdadeiramente comprometido com o que faz?


E não tem como uma profissional assim não ter um grupo de pacientes e de pais que não a considerem um anjo!


O “produto” da pediatra do Lucas é o atendimento médico dela. É algo que olhando da perspectiva ampliada é uma comodity, pois todo médico que passou por uma formação como a dela, está apto a exercer o atendimento.


Entretanto, ao segmentar seu produto (e consequentemente atuação) para pais que procuram um atendimento moderno de puericultura mas, que não abre mão da proximidade como se tinha com o “médico da família”, que estejam dispostos a desembolsar o valor da consulta (ou que contem com um plano de saúde com reembolso) com um frequência que é alinhada ao desenvolvimento infantil, na região da Chácara Klabin, Zona Sul de São Paulo, em um espaço projetado e pensado para acolher famílias com seus bebês e crianças, ela consegue se posicionar de uma maneira diferenciada.


A cereja do bolo e que garante a ela uma blindagem e diferenciação, é a forma como o propósito profissional dela permeia de forma autêntica o exercício da sua profissão.

Ao exercitar e praticar a escuta ativa, o carinho com os pacientes, a paciência e informações sobre o quadro e evolução da criança, a tecnologia que ela tem disponível, a forma verdadeira como ela constrói laços com a família, moldam um relacionamento tão sólido que a tornam única.


Para mim, ela é um exemplo perfeito do Golden Circle, framework que o Simon Sinek compartilhou tempos atrás.


O Golden Circle da Drª Patricia:


  • Por que: Toda criança saudável, feliz e com uma supervisão médica próxima e comprometida, aproveita o melhor da infância.

  • Como: Por meio de um atendimento personalizado e humanizado, saindo do hábito comum de dar medicamentos sem necessidade ou de tratamentos genéricos.

  • O que: Eu particularmente fico mais feliz quando meus pacientes estão desfrutando o máximo de sua infância. Caso eles precisem de uma pediatra, podem contar comigo de verdade!


Por vezes, empreendedores sonham com negócios estruturados de forma tão complexa, com estruturas engessadas e custosas e no final, se esquecem de que o consumidor/cliente/paciente tem um problema inicial e é ele que quer que seja resolvido e, se puder contar com um comprometimento autêntico para que isso aconteça, é mais do que meio caminho para uma jornada de sucesso.


Então, seja você um empreendedor de um produto digital/ infoproduto ou consumo, profissional autônomo ou prestador de serviço, lembre-se da Drª Patricia: a essência do propósito transforma a vida de quem precisa e o que mais tem, é gente à procura disso.


Se você está em busca de uma profissional maravilhosa, que ama o que faz para quem faz, ultracompetente e que é um anjo na Terra, confira aqui.

8 visualizações

©2019 by Marketing de Produtos